sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SAGUI LEÃOZINHO


Nome popular:SAGUI LEÃOZINHO
Nome científico: Cebuella pygmaea.
Características físicas
Comprimento do corpo: 12-16 cm.
Comprimento da cauda: 17-23 cm.
Peso: 100-120 g.
Habita: florestas secundárias, florestas sazonalmente alagadas e zonas periféricas de campos agrícolas.
Distribuição geográfica:Ocorre desde a região oeste da Amazônia até à faixa oriental da cordilheira dos Andes (Oeste do Brasil, sudeste da Colômbia, leste do Equador e do Peru e noroeste da Bolívia).
Estado de conservação:A espécie não se encontra globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao Ap. II da CITES. Ainda é relativamente abundante, pois apesar da destruição do habitat é muito adaptável, conseguindo sobreviver em habitats modificados pelo Homem. Esta espécie tem sido, também, muito ameaçada pela captura intensiva para o comércio de animais de companhia, na Colômbia.
Alimentação na natureza: Frutas, insetos, ovos e vegetais.
Alimentação em cativeiro: Frutas, ovos, carne e tenébrio.
Curiosidades: sagui- Leãozinho é o menor dos calitricídeos e, também, o menor dos primatas neotropicais (o comprimento do corpo é de 12 a 16 cm, o comprimento da cauda é de 17 a 23 cm e o peso 100 a 120 g, enquanto os restantes calitricídeos medem, em média, 20 a 25 cm de corpo, 30 a 35 cm de cauda e pesam cerca de 300 a 350 g), podendo ser abrigada na mão de um homem uma fêmea e seus minúsculos filhotes. Os olhos são pequenos e voltados para frente. Os dedos diminutos são bastante finos. A sua pelagem é castanho-amarelada. A cauda apresenta um padrão de bandas transversais de tons claros e escuros.

Escrito por:Guilherme

Nenhum comentário: