sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TAMANDUÁ BANDEIRA

Nome vulgar: TAMANDUÁ-BANDEIRA.
Classe: Mammalia.
Ordem: Xenarthra.
Família: Myrmecophagidae.
Nome científico: Myrmecophaga tridactyla.
Nome inglês: Giant anteater.
Distribuição: Nos campos e cerrados da América Central e do Sul.
Habitat: Florestas, savanas e cerrados das Américas do Sul e Central.
Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia.Longevidade: 25 anosTamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda.Época reprodutiva: PrimaveraGestação: Incubação: 190 diasNº de filhotes: um de cada vez.
Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas.
Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter
filhotes.
Descrição: O tamanduá bandeira não tem dentes e sua boca não é mais do que uma pequena abertura na ponta do focinho. Tudo o que ele engole é triturado no estômago, inclusive a boa quantidade de terra que come junto com seu alimento favorito, formigas e cupins que engoli ao milhares em um único dia. Tem o sentindo de visão muito pouco desenvolvido, mas excelente olfato, o que o ajuda a encontrar a sua alimentação. No ataque a um cupinzeiro, chega a esticar e recolher a sua poderosa língua para alcançar o alimento até 100 vezes pôr minuto. Vive nos campos, cerrados e florestas de quase toda América do Sul. No entanto, em nosso país o tamanduá é atualmente mais encontrado nos campos de Roraima e nos cerrados do Brasil central. A gestação da fêmea dura 190 dias e nasce um único filhote, e a mãe carrega nas costas durante várias semanas. Existem rarissimos casos de nascimento de gêmeos entre os tamanduás. Quando cresce mais um pouco, o filhote acompanha a mãe galopando a seu lado pêlos campos cerrados.
Escrito po :gabriel e Guilherme

Nenhum comentário: